Pesquisar este blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Professores e corujas: o sábio da educação e o sábio da natureza

Corujas são consideradas o símbolo da sabedoria e também é usada como o símbolo da educação. Contudo, muitos a consideram como um animal que traz má sorte, ou seja, dá azar. Até que ponto isso é verdade?

Olá amigos!

Hoje, dia 15 de outubro, é o Dia dos Professores e eu, como professora, não poderia deixar passar em branco essa data. Lembrei do dia da minha formatura do curso de Magistério, das colegas felizes, da toga, do símbolo que havia no chapéu... uma coruja! Logo lembrei que a coruja é o símbolo de quem se forma na área de Licenciatura, os professores! Mas, por que será?
Pensando nisso, acabei lembrando também que, alguns dias atrás, descobri que tenho um colega com fobia de corujas! Isso mesmo! Ele afirma que, quando uma se aproxima da casa dele, algo de muito grave ocorre com as pessoas moradoras do bairro. 
O fato é que nada está provado que essa ave seja de mau agouro. Ao contrário do que muitos pensam, a coruja é sinal de sabedoria! 


Pesquisando sobre isso, descobri que os gregos consideravam a noite como o momento do pensamento filosófico e da revelação intelectual e a coruja, por ser uma ave noturna, acabou representando essa busca pelo saber. Há ainda uma outra explicação para tal relação. Com seus olhos grandes e desproporcionais, a coruja se tornou também símbolo da feiura. Numa língua nórdica antiga, ela era chamada de ugla, palavra que imitava o som emitido pela ave e que daria origem ao termo ugly, "feio" em inglês. "Assim, a coruja segue o estereótipo do sábio, que geralmente é tido como alguém mais preocupado com as divagações interiores que com a aparência externa", diz o helenista (estudioso da civilização grega) Antônio Medina Rodrigues, da Universidade de São Paulo (USP). 

Mas não foi em todas as culturas que o animal se transformou em símbolo de inteligência.
No Império Romano, por exemplo, a ave era considerada agourenta e seu canto anunciaria a proximidade da morte. Concluí por essa pesquisa que meu colega com fobia de corujas, sendo professor de História, deve ter lido muito sobre a cultura romana e a relacionou com os fatos que ocorreram em sua vida, incorporando ao seu dia-a-dia, o que explica esse medo com relação a essa ave. Sei que ele recebeu de presente uma corujinha de gesso esses dias... ele ficou branco de tanto medo, coitado! Mas enfim, acreditar que um animal possa trazer azar é ignorar a verdadeira magia da natureza. Nenhum ser vivo faz mal, tudo isso é crendice popular. Não faça mal a nenhum animal só porque existem essas crenças! Ame a todos os animais pois eles merecem nosso respeito!


Por Laís Madrid
Professora de Biologia
coruja,professor,ave

Nenhum comentário:

Postar um comentário