Pesquisar este blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 20 de outubro de 2012

Entre esponjas de banho e esponjas do mar: os segredos dos poríferos!

As esponjas são consideradas os animais mais antigos que surgiram em nosso planeta. Também chamadas de poríferos por possuir o corpo coberto de poros, são animais aparentemente simples, pois não se locomovem, porém, são pulsantes, em nível celular. Você pode se surpreender com elas!


Olá, amigos do Seres da Minha da Natureza!


Quando se ouve falar em esponjas, com certeza, a maioria dos alunos faz uma relação de semelhança com o personagem Bob Esponja. Afinal, ele é um animal que vive no mar e se relaciona com outras espécies, como o Lula Molusco. Porém, será que ele tem as verdadeiras características de uma esponja?


A resposta para essa questão é: depende do ponto de vista. Se eu quiser compará-lo a uma esponja sintética, ou seja, como essas que usamos para lavar louças, podemos dizer que SIM, por causa do seu formato retangular. Agora, se eu quiser compará-lo a uma esponja-do-mar... SIM e NÃO; SIM porque ambos são animais aquáticos; NÃO porque o Bob Esponja é um animal que possui a capacidade de se locomover, já a esponja-do-mar é imóvel, vivendo fixa no fundo d'água, além de não possuir boca, olhos, cabeça, entre outras partes do corpo. Porém, acredito que esse personagem contribui muito nas aulas de Ciências, pois faz os alunos refletirem sobre as questões acima.
Bom, já que as esponjas-do-mar não se locomovem e, ainda por cima, não possuem olhos, boca e cabeça, como podem ser consideradas animais?

Os poríferos são animais invertebrados, que possuem um corpo bem simplificado, com uma fina estrutura externa cheia de furinhos microscópicos (os poros) e uma abertura grande na ponta, chamada de ósculo. Não possuem sistema nervoso, músculos e nem órgãos internos. São animais que não possuem tecidos verdadeiros, ou seja, são um aglomerados de células, onde cada uma exerce uma função específica. Por apresentarem características tão diferentes de outros animais e por não reagirem a estímulos externos é que os poríferos foram classificados primeiramente como sendo plantas, devido ao seu comportamento séssil, isto é, de pouco movimento.

Foi Aristóteles quem classificou as esponjas como plantas, na Grécia Antiga, mais ou menos em 350 a.C. Nesta época também começou a utilização de uma espécie de esponja para esfregar a pele durante o banho, método usado até hoje, mesmo com a industrialização de esponjas artificiais. A classificação no reino animal só se deu no séc. XVIII, depois dos poríferos terem sua fisiologia estudada e reconhecida como sendo a de um animal.

E as esponjas são mais antigas do que se imagina. O fóssil mais antigo encontrado de um porífero foi datado como pertencente à Era Neoproterozoico, aproximadamente 600 milhões de anos atrás. A partir desta descoberta, pode-se dizer que a esponja é o primeiro animal a ocupar o planeta Terra.
Mesmo parecendo muito diferente dos demais animais, possuem traços básicas que a definem como tal. Suas células mantêm-se unidas em parte graças a uma proteína que é comum a todos os animais: o colágeno. Esta proteína garante a sustentação das esponjas.
Elas também possuem algo muito interessante: podem viver isoladamente ou em colônias, mas sempre fixas a um substrato. Mas, se vivem fixas, como se alimentam?

Conforme a figura ilustrada acima, as esponjas filtram o alimento através dos poros que possuem em grande quantidade em seu corpo. Então, eles seguem um longo trajeto através da parede da esponja junto com a água, até chegar na espongiocele ou átrio, ou seja, a cavidade interna do animal, para, finalmente, os restos serem eliminados com a água através do ósculo. Na verdade, a esponja bobeia água a todo momento, precisando bombear uma tonelada para conseguir filtrar 30 gramas de alimento!

Você consegue imaginar uma esponja se alimentando? Veja o vídeo abaixo:


IMPORTANTE: Não confunda os poríferos com as esponjas vegetais, que são comercializadas como esponjas de banho. Estas são de origem vegetal e são terrestres, sendo classificadas no reino das plantas! Veja uma figura abaixo:

Por Laís Madrid
Professora de Biologia
Fontes de pesquisa:



esponjas,invertebrados,Bob Esponja

Nenhum comentário:

Postar um comentário