Pesquisar este blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Dragão de Komodo e sua saliva letal: fato ou mito?

O Dragão de Komodo causa espanto por lembrar do mito dos possíveis dragões que habitaram nosso planeta, ainda mais porque este tem a saliva letal.

Olá amigos!!


A cada dia que passa, percebo que os alunos ficam fascinados quando levamos a eles informações sobre animais estranhos, com características que não são comuns nos demais animais. 
Em minha última aula sobre os répteis, surgiram falas sobre um bicho muito diferente dos que estamos acostumados a ver em nosso cotidiano: o Dragão de Komodo!


Nas duas turmas de 6ª séries que atuo, ambas fizeram a mim a mesma questão: "é verdade que a saliva deste animal é venenosa?"
Pois bem, segundo o que se tinha conhecimento, a saliva do Dragão de Komodo (Vanarus komodoensis) contém bactérias com alto grau de patogenia, ou seja, capazes de causar doenças no animal que o mesmo atacar. Na saliva há entre 50 e 80 tipos de bactérias. Tantas bactérias entrando na corrente sanguínea numa mordida são sinônimo de infecção e morte. Algumas destas bactérias são: Staphylococcus sp, Providencia sp, Proteus sp e Pseudomonas sp.


Mas o que realmente impressiona é que as vítimas geralmente não resistem ao seu ataque, e, se não morrem no mesmo dia, acabam sucumbindo dias depois. Porém, segundo os especialistas, estes achavam que era improvável uma infecção bacteriana ser capaz de matar um animal em 1 ou 2 dias apenas. Com isso, verificou-se que não são as bactérias as responsáveis por isso, e sim, que o Dragão de Komodo realmente possui veneno!

De acordo com Stephen Wroe, da Universidade de New South Wales, na Austrália, um dos estudiosos sobre essa nova descoberta, “a ideia de que este animal mata por meio de bactérias orais está errada. O dragão tem veneno. Durante a evolução, ele modificou suas glândulas salivares de modo a produzir agentes hipertensivos e anticoagulantes que, combinados com adaptações cranianas e dentárias específicas, permitiu que pudesse matar animais maiores por meio de hemorragias fulminantes”.


Depois de extirparem a glândula de veneno de um dragão doente em um zoológico, os cientistas usaram espectrometria de massa para obter um perfil químico do veneno. Descobriram que a toxina tem semelhanças com as do Monstro-de-gila (Heloderma suspectum) e de diversas serpentes. O veneno causa uma grande perda de pressão sanguínea na vítima ao dilatar os vasos sanguíneos e evitar a coagulação na área atingida, levando a presa a um estado de choque.

Aqui vão algumas características do Dragão de Komodo:
  • Podem pesar até 250 kg e medir 3 m de comprimento, na idade adulta;
  • Os machos são maiores que as fêmeas. Mas ambos têm corpo resistente e forte, cauda comprida e patas curtas, com cinco garras poderosas em cada uma. São próprias para rasgar a carne de suas vítimas.
  • A boca é equipada com dentes de 2 cm de comprimento, pontiagudos, serrilhados e voltados para trás
  • Têm língua bifurcada, usada para "sentir" o ambiente que os cerca. A língua colocada para fora capta moléculas de cheiro.
  • Apesar do tamanho e peso, são capazes de correr até 20 km/h, o que torna impossível para um ser humano correr de tal criatura.

E, para os mais curiosos, aqui têm algumas informações bem interessantes:
  • Até a Primeira Guerra Mundial muita gente achava que os Dragões de Komodo eram uma lenda. Então um piloto sobreviveu à queda de seu avião perto da ilha de Komodo, contando sobre os dragões.
  • Não são muitas as espécies que conseguem sobreviver a um ataque do Dragão de Komodo - entre elas estão o homem e o próprio Dragão de Komodo. 
  • Está ameaçado de extinção, com cerca de 4.000 espécimes selvagens. Por isso, o governo da Indonésia criou um santuário para os dragões ainda existentes e para suas presas naturais, no Parque Nacional de Komodo.
  • O Dragão de Komodo está no topo da cadeia alimentar em seu habitat, não possuindo nenhum predador.
Laís Madrid
Professora de Biologia

Fontes:
Komodo,veneno,saliva

Um comentário:

  1. Legal teu blog!!!Isso aí, siga atualizando!!!!Os alunos podem aproveitar para fazer pesquisas direcionadas!!Beijos prima!!

    ResponderExcluir