Pesquisar este blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Paradoxo da Ciência: o que veio primeiro, o ovo ou a galinha?

Amigos amantes de Ciências e Biologia! 

O enigma que pensávamos ter desvendado sobre a célebre questão "o que veio primeiro: o ovo ou a galinha?" está sendo revisto pelos cientistas.


Durante a minha graduação em Biologia, estudei que o OVO com casca dura teria surgido primeiro quando os répteis habitavam a Terra. Dentre as características destes, os répteis adaptaram sua reprodução no tocante a colocarem ovos com casca mais resistente que dos anfíbios para resistirem ao ambiente terrestre, já que os anfíbios vivem parte de sua vida na água e sua reprodução depende dela.
É considerado, atualmente, pelos cientistas que um fóssil encontrado denominado Archaeopteryx seria o ancestral das aves. Confira abaixo:

"Há 150 milhões de anos, um réptil alado, o Archaeopteryx, possuía pena e bico com dentes, em uma estranha mistura de réptil e ave. Há 70 milhões de anos, alguns animais já apresentavam diversas características das aves atuais.
O Archaeopteryx é a ave fossilizada mais antiga que se conhece, cujo corpo era coberto de penas, como as aves atuais. Possuía asas bem desenvolvidas, um rabo comprido e garras típicas de uma ave que empoleira, o que nos sugere que ela podia subir nas árvores.
Os dados atuais são insuficientes para que possamos identificar os ancestrais das aves, porém tudo nos leva a crer que elas evoluíram de dinossauros bípedes terrestres que utilizavam os membros anteriores para capturar suas presas. As penas desenvolveram-se com a funcionalidade de isolamento térmico ou mesmo para sua exibição para a fêmea no acasalamento. Além disso, as aves utilizam as penas para o voo. A superfície das asas apresenta penas fortes, a cauda com aspecto de leque serve para estabilizar o voo, e as penas que recobrem o resto do corpo evitam a perda de calor da ave para o meio ambiente. Em ambientes frios, as aves eriçam as penas e aumentam o volume de ar retido entre estas."

Fonte: Sistema de Ensino CNEC.

Esse ano, durante as aulas de ciências das turmas da 6ª série das quais sou professora, os alunos me fizeram a tal pergunta! E quando fui confirmar o que eu, até então, tinha estudado, me surpreendi com a seguinte notícia:

"Agora, pesquisadores das Universidades de Warwick e Sheffield acreditam ter encontrado uma pista para solucioná-lo: uma proteína presente na galinha que provaria (pelo menos em parte) que ela veio antes do ovo.
Estudando a formação da casca dos ovos, os pesquisadores usaram computação para criar simulações das dinâmicas moleculares das cascas. Nesse processo, eles descobriram como age uma proteína específica da galinha, a ovocleidin-17 (OC-17) que tem papel na formação da casca do ovo.
Ela é achada somente na parte dura da casca e parecia influenciar a transformação de CaCo3 em cristais, o que faria a casca resistente. Apesar de sua influência na casca ser conhecida, a forma como ela agia ainda não o era.
No estudo, os pesquisadores descobriram que a OC-17 age como um catalisador, se juntando ao carbonato de cálcio para iniciar a formação dos cristais e depois “soltando-o” quando o núcleo cristalizado já está suficientemente grande. Isso libera a molécula da OC-17 para continuar a cristalização, se justando a outros carbonatos e assim por diante... acelerando a velocidade da criação da casca do ovo.
Como o ovo só pode ser formado por meio da proteína da galinha, isso poderia colocar um fim ao mistério de “quem veio primeiro”. Hipóteses já levantadas sobre "o ovo ou a galinha" incluem a possibilidade do ovo ter surgido antes. Nesse caso, o cruzamento de dois animais (sem serem as galinhas) teria resultado, por meio de mutação, no primeiro ovo de galinha. No entanto, os próprios pesquisadores admitem que se trata apenas de um “diversão” tentar resolver este mistério – e que este não era o objetivo principal da pesquisa.
O estudo sobre as cascas de ovo foi publicado na Angewandte Chemie International Edition."

Fonte: InfoAbril.com
<http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/galinha-veio-antes-do-ovo-sugere-estudo-16072010-40.shl>
Diante dos fatos, precisamos pensar o seguinte: a ciência não é estática, ou seja, de tempos em tempos, nossos conhecimentos sobre os fenômenos são mais aprofundados, com novas tecnologias, e, com isso, surgirão novas teorias, novas respostas. Nesse sentido, precisamos estar sempre bem informados. Esse é o meu papel aqui no blog e também em sala de aula!

E caso alguém saiba de uma informação interessante a respeito da evolução dos seres vivos ou qualquer outra notícia envolvendo Ciência, poste seu comentário aqui no blog! Participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário