Pesquisar este blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Olhos coloridos e a heterocromia: beleza exótica rara

Olá amigos!!

Gosto muito desse trecho da música interpretada por Sandra de Sá "Olhos Coloridos":
"Os meus olhos coloridos
Me fazem refletir
Eu estou sempre na minha
E não posso mais fugir..."
Logo eu penso: não tem como não olhar para alguém que possui os olhos coloridos... é quase um vício! Agora, imaginem se essa pessoa tem "esses" olhos coloridos:

Realmente, não tem como evitar observar esses olhos coloridos. E a esse tipo de cor dos olhos chamamos de Heterocromia!

Um pouco mais sobre heterocromia
Heterocromia da íris é o termo usado para designar a situação em que uma pessoa tem olhos de cores diferentes, por exemplo, um olho castanho e o outro azul, ou regiões de cores diversas no mesmo olho.
Existem várias causar para a heterocromia, mas em geral, ela resulta de um desenvolvimento anormal dos melanócitos na camada anterior da íris, o que torna o olho claro. Os melanócitos necessitam de impulsos nervosos para sobreviver; se, por alguma razão, o estímulo nervoso ao olho ou a uma região da íris for interrompido, a cor mudará.
Existem também genes de expressividade variável que podem ser ativados em apenas um olho, ou até mesmo em áreas restritas de uma íris, impedindo a síntese de melanina e tornando o olho, ou a área afetada, azul.
A heterocromia é relativamente rara – afeta cerca 11 em cada 1.000 pessoas na América. Pode ser herdada dos pais e surge da combinação de vários fatores, genéticos e adquiridos. E não é necessariamente um sinal de fraqueza genética.
Animais também podem desenvolver ou nascer com heterocromia; huskies e gatos – principalmente gatos brancos – são particularmente conhecidos por isso.

 Fonte: AMABIS & MARTHO. Fundamentos da Biologia Moderna. 4.ed. São Paulo: Moderna, 2006.

Um comentário:

  1. tenho Heterocromia central e digo: quem tem geralmente não acha tão bonito assim, kkkk

    ResponderExcluir