Pesquisar este blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Cogumelos em meu jardim

Olá, pessoal!

O Seres da Minha Natureza surgiu depois de observar no jardim de minha casa um cogumelo, pois fazia muito tempo que eu não me deparava com um desses no jardim! Então, resolvi fotografá-lo!!!


 Um outro ser visitando o cogumelo: a mosquinha!!!

Detalhe do pé, com anel duplo

Segundo os materiais e meus colegas que consultei, esse cogumelo se encaixa no gênero Macrolepiota.
Depois de algum tempo, outro ser apareceu para apreciar a Macrolepiota: a felina Meg!!!





 Detalhe das lamelas de mesma cor e apertadas


Alguns dados do cogumelo do gênero Macrolepiota:
  • Frutificações anuais;
  • Chapéu de início ovoide ou globoso, depois convexo-estendido, de 10 a 25 cm de diâmetro;
  • Margem espessa, flocoso-fibrosa e quebrada;
  • Lâminas livres de cor branca, largas, muito apertadas e com lamélulas da mesma cor;
  • Pé cilíndrico, de 10 a 40 cm X 1-3 cm, oco, de base muito bolbosa e até 5 cm de diâmetro e regularmente com cordões miceliais brancos;
  • Anel apical, duplo, membranoso, branco na parte superior e castanho na inferior;
  • Carne espessa no centro do chapéu e muito delgada em direção à margem, branca e tenra. Reage com o fenol, assumindo rapidamente a cor parda;
  • Esporos brancos.

Um comentário: